7 respostas sobre o sono do bebê
O sono do bebê é um assunto que divide opiniões, dicas, conselhos e até intromissões da parte de várias pessoas que convivem com a nova mamãe. Pensando nisso, preparamos essa matéria para desmistificar algumas dessas crendices e também dar algumas dicas. Vamos lá?
-
O bebê pode tirar sonecas durante o dia?
Sim. Isso não atrapalha o sono do bebê durante a noite. Além disso, as sonecas são importantes para o desenvolvimento físico e cognitivo do bebê. A falta delas traz consequências de distúrbios de comportamento, como ansiedade, irritação, menor nível de interesse e habilidade pelas coisas.
-
É aconselhável deixar o bebê pegar no sono assistindo TV?
Não. A luz da TV, assim como de tablets ou celulares, compromete o relaxamento da criança, atrapalhando a produção de melatonina, um neuro-hormônio relacionado à regulação do sono.
-
É necessário silêncio absoluto durante o sono do bebê?
Não. Tudo que ele precisa, na verdade, é de um ambiente tranquilo para dormir. Isso não significa que os pais precisem se tornar reféns do sono do bebê, porém é necessário ter bom senso e não colocar o som no último volume, por exemplo.
-
Se o bebê estiver doente, isso interfere no sono?
Sim. Assim como qualquer outra pessoa, um bebê que esteja enfermo também não tem um sono tranquilo. Problemas respiratórios ou até mesmo o nascimento dos dentes interferem diretamente na qualidade do sono da criança.
-
Um bebê que não dorme o suficiente fica agitado?
Sim. Por isso, é importante que o bebê tenha algumas sonecas diárias e durma cedo. O ideal é que seu horário de ir para o berço seja entre 19h e 20h.
-
As horas de sono diminuem conforme o crescimento?
Sim. Cada idade tem necessidades diferentes quando o assunto é tempo de descanso. Os recém-nascidos, por exemplo, dormem quase o tempo todo. Por volta dos 5 meses, o bebê dorme mais durante a noite e menos durante o dia.
-
Os recém-nascidos trocam o dia pela noite?
Sim. É supercomum nos três primeiros meses de vida. Por isso, é importante ensinar ao bebê a diferença entre o dia e a noite. Uma boa ideia para fazer isso é deixar a luz entrar no ambiente durante o dia, mesmo na hora da soneca.
Se você gostou desta matéria, achamos que também irá gostar de saber se é comum sentir mais sono durante a gravidez.