Melatonina: saiba tudo sobre o hormônio do sono
Bem no centro do nosso cérebro, é produzida uma substância que é liberada todas as noites e é responsável pelo modo como o nosso corpo se comporta depois que anoitece. É a melatonina, um hormônio que não só regula o momento que vamos dormir, mas que também participa da reparação das nossas células. Por isso, é também conhecida como hormônio do sono.
A melatonina é um antioxidante poderoso que combate radicais livres e ajuda na redução dos danos causados pelo estresse, poluição e outros elementos nocivos. O hormônio do sono está presente em todos os seres vivos, porém, causa efeitos distintos em cada espécie. Em seres humanos, causa sono.
A ciência conseguiu reproduzir a melatonina, que em alguns países é vendida para pessoas que têm dificuldades para dormir e até como suplemento alimentar. Apesar de ser o hormônio do sono, também é usado em outras frentes, como o autismo, desordens neurológicas e psiquiátricas, enxaqueca, câncer e envelhecimento.
Para produzir a melatonina em boas quantidades e garantir uma boa noite de sono, é recomendado evitar muita luz à noite, incluindo as que são emitidas por equipamentos eletrônicos. Evite também fazer refeições pesadas antes de dormir e dê preferência para alimentos como banana e leite, que possuem substância que auxiliam na produção do hormônio do sono.